Por Caio Nazar
Desenvolvemos este projeto para um casal recém-casado que escolheu o apartamento devido ao pé-direito duplo. Porém, ao mesmo tempo em que o pé-direito alto encanta a todos na hora que entram no apartamento, nos preocupamos também com a sensação de acolhimento e aconchego que os moradores deveriam ter no dia a dia. Para isso, dividimos visualmente a altura da parede e foi proposto o uso de três tons de cinza na sala.
Logo na entrada, um cinza bem escuro recebe o morador em uma espécie de transição para chegar ao ambiente com pé-direito duplo. Já no espaço mais amplo, um rodameio de gesso foi aplicado na parede para possibilitar a utilização da cor cinza claro - em baixo - e um tom mais escuro, acima. O intuito deste detalhe foi fazer com que o morador não se sentisse pequeno diante de uma parede tão grande, conseguindo assim a desejada sensação de aconchego.
Humanizar o pé-direito
Outro recurso para “humanizar” o pé-direito alto foi a criação do nicho embutido na parede atrás do sofá, tornando-a interativa. A escultura em ferro do artista Rox Rezende quebra a monotonia da parte superior da parede e chama o olhar para o alto, assim como o quadro com a folhagem que fica acima da abertura da cozinha. Aliás, essa foi a estampa utilizada no convite de casamento do casal. E por que não pendurar uma lembrança deliciosa na parede?
A cozinha foi projetada para funcionar aberta, interagindo com a sala, mas também permite que fique fechada sem causar problemas para o layout. A marcenaria tem um tom verde menta bem clarinho, para ser suave, porém com personalidade. A bancada e o frontão brancos reforçam essa intenção. No quarto do casal uma caixa de marcenaria foi criada para comportar o closet, com armários voltados para o lado interno e externo.
Ficha técnica
Nome do projeto: Apartamento Lua
Nome do escritório: Caio Nazar Arquitetura
Localização: Brooklin (SP)
Projeto finalizado em: 2018
Carrinho lateral: Maria Pia Casa